Circo do Mundo Brasil  

Circo do Mundo Brasil

WhatsApp_Image_2019-06-07_at_13.38.48.jpeg

O ICA que faz parte da Rede Circo do Mundo Brasil sediou a Assembleia Ordinária da Rede, que teve como principal objetivo avaliar as ações do colegiado nos últimos 4 anos e eleger ações de futuro para a formação de jovens e das instituições na temática do circo social

 

A Rede Circo do Mundo Brasil é um coletivo que congrega um espaço para diálogos e vivências relacionadas às praticas do Circo social em todo Brasil e é composta por organizações de todo o país.

Desde sua origem a Rede Circo do Mundo Brasil tem como preocupação central a atualização das informações e o aprimoramento das práticas educativas das organizações que a integram.

Para isto, historicamente investiu no diálogo com as diferentes áreas de conhecimento que envolve a arte educação, a Educação Popular, a cultura local e a Arte Circense.

A rede além de organizar anualmente as oficinas de formação de educadores em parceria com o Programa de Formação do Departamento de Cidadania do Cirque Du Soleil, organiza seminários que reúnem especialistas, educadores, gestores, levantando questões que se acumulam processualmente durante o processo educativo das organizações.

Desde 2015 a rede iniciou uma nova fase de articulação por núcleos regionais, que funcionarão em 04 estados do país: São Paulo/Mogi Mirim ( ICA - Instituição de Incentivo a Criança e ao adolescente); Pernambuco/Recife (Escola Pernambucana de Circo); Paraná/Londrina (Associação Londrinense de Circo); Goiás/Goiânia (Circo Laheto).

Os núcleos regionais começaram a funcionar desde 2015 difundindo a prática pedagógica da formação de jovens educadores de circo social no país, com o objetivo de ser um polo irradiador na formação dos jovens interessados na metodologia do circo social, se tornar um espaço de trocas das práticas pedagógicas, intercâmbios entre as instituições que compõe a rede além da produção acadêmica sobre o tema, em parceria com universidades interessadas nesse tema.

WhatsApp_Image_2019-06-07_at_13.38.55.jpeg      WhatsApp_Image_2019-06-07_at_13.39.05.jpeg