EnglishPortuguese

Espetáculo Nordestinados In Circus

iÉ um espetáculo inspirado na nossa força nordestina, força essa que também existe no circo, assim temos uma força duplamente qualificada. Utilizamos o nome Nordestinados, embora ele seja carregado de preconceito, por que para muitos é um termo pejorativo, do nordestino que é sacrificado, que sofre com as dores e agruras das necessidades de um povo carente.

Mas, para nós, da Trupe Circus – da Escola Pernambucana de Circo – SOMOS NORDESTINADOS, mas não somos somente sofredores, pelo contrário, queremos mostrar que os preconceitos que geram essas discrepâncias regionais ao mesmo tempo que traz uma questão relacionada à desvalorização do povo nordestino, como um povo sofrido, também afirma a altivez e coragem de um povo, mesmo que doído, mas dono do seu destino.

Patativa do Assaré dizia: “Nordestinos sim, Nordestinados não”. Queria o poeta, com sua maestria resistir ao preconceito contra o povo do Nordeste, desse Brasil multicultural. Mas hoje, nós em Nordestinados In Circus, queremos resignificar este termo mostrando através dos diversos números circenses, a alegria de nossas músicas, a beleza faceira no malemolejo das nossas danças, a riqueza de nossas tradições culturais, a idiossincrasia de nossa fala, visse? De nossos cheiros de terra e de fulô, a delícia de nossas comidas, e, assim brincando, fazendo circo, somos circenses nordestinos e nordestinados, sim senhor, com muita alegria, muito orgulho e muita história boa pra mostrar e contar.