EnglishPortuguese

CircoLo Social

Associação Bem Querer (ASBEMQ) é uma associação civil de caráter sócio-educativo-cultural que foi criada em 2005 para administrar as oficinas de circo e teatro oferecidas desde 2003 gratuitamente à comunidade de Armação dos Búzios (RJ) por meio de uma parceria com a Secretaria de Cultura local. Seu objetivo é promover projetos que integrem a comunidade de Búzios a diferentes ações educativas e culturais, oferecendo subsídios para consolidação das identidades física, social e cultural de seus participantes. Através do projeto CircoLo Social a Associação Bem-Querer tem propagado comprometimento, respeito, autoconfiança e cidadania, sendo a única Instituição a fomentar as artes cênicas e a cultura circense em toda Região dos Lagos, RJ.

Tudo começou no final de 2002 quando o então Secretário Municipal de Cultura de Armação dos Búzios (RJ), Antônio Português (Toninho Português’), solicitou à Escola Nacional de Circo professores que pudessem atender ao seu anseio de iniciar oficinas de circo na cidade. A direção da Escola não hesitou ao indicar o então presidente do Grêmio da Escola, Antônio Carlos Pap Almeida, que já havia demonstrado seu empenho e interesse em participar de projetos socioculturais (na época ele trabalhava com Afroreggae e Se essa Rua Fosse Minha).

O professor Antonio Carlos Pap, ao lado do professor Gilvan Gomes, iniciou o CircoLo Social como coordenador e instrutor, sendo também responsável pelo planejamento das aulas e pelas questões administrativas. Ele trazia elementos do Novo Circo, em que outras linguagens artísticas como a dança e o teatro são adicionadas às técnicas circenses tradicionais. Essa característica foi importante para facilitar a entrada dessa nova linguagem na comunidade de Armação dos Búzios, que jamais tinha tido qualquer contato com o universo do circo.